Expovinis 2014 com força na participação de bons produtores internacionais.

Assim como uma Fênix, a Expovinis 2014 ressurge com a proposta dos seus primeiros anos: Foco em apresentar ao mercado produtores de todo mundo cujo o objetivo principal é a prospecção de bons importadores (para o produtor) e o encontro de bons produtores (para os consultores especializados, gerentes comerciais, sommeliers e importadores). A Expovinis que este ano aconteceu pela primeira vez sob promoção da SIAL / BTS, trouxe à tona a importância deste processo de cadeia produtiva  X compradores potenciais. Vi uma feira de vinhos mais enxuta porém de qualidade e boa promoção na divulgação, com uma ótima grade de palestras interessantes, ministradas por profissionais da área, trazendo oportunidade de adquirir bons conhecimentos referentes a determinados estilos de vinhos, região produtora e também dos vinhos apontados como destaques da edição. Foi grande a participação de produtores internacionais presentes, dispostos em grandes estandes de países; uma forma de otimizar custos e testar o mercado. Nestes grandes estandes foi possível encontrar ótimos vinhos. Darei destaque a algumas jóias raras, sem importador no Brasil.



América do Sul


Vinho: Maquis Lien safra 2009
País: Chile
Produtor: Vinã Maquis
Região: Vale do Colchagua
Fiquei impressionada com a qualidade deste produtor do Vale de Colchagua que tem como Master Blender o prestigiado Jacques Boissenot.

Maquis Lien 2009 tem em seu corte 42% Cabernet Franc, 32% Syrah, 23% Carménère, 3% Petit Verdot.
Um vinho fantástico, com grande potencial de frutas vermelhas e escuras,especiarias, notas terrosas, com perfeito equilíbrio entre álcool e acidez resultando em um vinho muito bem elaborado e de taninos muito elegantes. Guardem bem: Vinã Maquis. Uma ótima oportunidade para os importadores.



Europa  Ocidental

Vinho: Quinta dos Avidagos Vinhas Velhas safra 2009
País: Portugal
Produtor: Quinta dos Avidagos
Região: Douro

Um corte de Touriga Nacional, Tinta Roriz, Touriga Franca, Tinta Barroca e Sousão. Vem no nariz, aromas de frutas maduras, balas de coco e minerais. Boa persistência em boca, taninos elegantes e gulosos.











Vinho: Pupillo Re Federico Nero d´Avola safra 2010
País: Italia
Produtor: Azienda Agricola Pupillo
Região: Siracusa

Com notas de frutas vermelhas, florais e baunilha, esse Nero d´Avola é produzido in natura, onde nenhum composto poderá ser acrescentado. Boa persistência em boca, taninos muito presentes, boa estrutura e tipicidade.                                            

Até o próximo post!

Vanda Meneguci.                                  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alejandro Vigil: o "El Enemigo" que o mundo quer ter sempre por perto.

Uma volta aos anos 90 ? Mappin e Liebfraumilch, o "garrafa azul"

Harmonização de Risoto de Linguiça com vinho tinto Pinot Noir e Syrah