Dica de harmonização: Biscoito de Nata e vinho Late Harvest


Tem coisas na vida da gente que tem gosto de infância. Biscoito de Nata para mim, tem o cheiro e o sabor de Minas Gerais, o amor da minha avó, os mimos da minha mãe e das minhas tias, tem herança e tradição de família. Recentemente a minha mãe esteve em Minas, e claro que eu pedi para que ela trouxesse nata para fazermos biscoitos. Minhas tias e primas assim como também as amigas da minha mãe juntam nata quando sabem que meus pais estão chegando. "A nata da Vanda" também virou tradição!


Neste fim de semana pensei em arriscar essa receitinha com a supervisão da minha mãe, e claro, como trata-se de uma herança tão importante, teria que aprender direitinho. Pensei também em testar uma harmonização com um vinho de sobremesa, e não é que deu certo? Antes de qualquer coisa,  vou escrever a receita do Biscoito de Nata para depois comentar a harmonização.

Preparar o Biscoito de Nata é simples. Vamos para os ingredientes:

2 copos de nata,
2 copos de açúcar,
1 colher de margarina
4 ovos,
2 colheres de sopa de fermento em pó
Farinha de trigo até dar o ponto para enrolar

Modo de preparo:

Em uma tigela, misturar o açúcar com os ovos e a margarina. Em seguida,  a nata, o fermento em pó, e por último a farinha de trigo, a qual deverá ser acrescentada aos poucos, até dar o ponto para enrolar. Nesta etapa, é aconselhável retirar a massa da tigela e amassa-la na mesa, polvilhando a mesa com farinha de trigo para que a massa não grude. Após o preparo da massa, pega-la em pequenos punhados; logo em seguida abri-la  em  forma de tirinhas. Com a ponta do dedos trançar as duas pontas para fazer o biscoito.
Assa-los a temperatura de 180ºC 

Cobertura:
300 ml de água quente,
Açúcar,
2 pratos rasos (um somente com açúcar para polvilhar os biscoitos)

Colocar a água quente em um dos pratos. Acrescentar açúcar e mexe-lo para transforma-lo em uma calda. Mergulhar o lado frontal dos biscoitos nesta calda e em seguida polvilha-lo no prato com açúcar. Pronto. O biscoito maravilha está pronto para ser servido.

Harmonização com vinho de sobremesa:

Vinho Aurora Colheita Tardia - Safra 2013
Castas: Semillon e Malvasia Bianca
É um vinho bastante gostoso para o estilo e de ótimo custo benefício. As castas ficam por um período maior ao sol para produzirem mais açúcar, por isso são colhidas tardiamente. É bastante aromático, com sugestão de notas florais, pêssego, mel e frutas secas. Corpo médio, persistência média em boca e um leve amargor, o qual não incomoda. Por fim, harmonizou brilhantemente como o meu biscoito de nata! Como descreve Manoel  Beato em seu Guia de Vinhos Larousse "o vinho nunca deve ser menos doce que ela, senão este parecerá ter sabor fraco e azedo", e isso não aconteceu. A doçura do açúcar da calda do biscoito só deixou o sabor do vinho ainda mais gostoso.

Chega de tantas gostosuras por hoje.

Vinho Aurora Colheita Tardia - Safra 2013
Onde comprei: Carrefour
R$: 16,99

Até o próximo post,

Vanda Meneguci.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alejandro Vigil: o "El Enemigo" que o mundo quer ter sempre por perto.

Uma volta aos anos 90 ? Mappin e Liebfraumilch, o "garrafa azul"

Juan Guerreiro Fonseca, proprietário do Cava D´Oro Bar e Restaurante e sua coleção de garrafas de bebidas raras