Palestra Sobre Vinhos do Dão


Prove a modernidade numa taça cheia de história. E foi com essa frase que Nuno Pires, diretor da Essência do Vinho no Brasil abriu  um dos primeiros slides na Palestra Sobre Vinhos do Dão, realizada no dia 27 de abril no Hotel Intercontinental em São Paulo. Este foi apenas um dos diversos eventos sob iniciativa da EV no Brasil que vem ao longo dos anos promovendo os Vinhos de Portugal pelo mundo afora, e que no ano de 2014 chegou a uma marca recorde de divulgação e promoção através de inúmeros eventos, ações profissionais, marterclasses ocorridas ao longo de 9 países e 34 cidades onde o incentivo aconteceu.

A palestra seguiu sob o comando de Alexandre Lalas, jornalista e colunista das revistas especializadas Adega no Brasil e Wine de Portugal que relatou dados muito importantes sobre o país na viticultura comparado ao que representou nas décadas de 70 e 80, - época que segundo ele, foi considerada de total abandono e descuido - ao contrário do que encontramos hoje, ou seja, um cenário muito diferente. 


Um país que possui a maior variedade de castas autóctones utilizadas na produção de vinhos.
A Itália pode ser o país de maior variedade de castas autóctones do mundo, (mais de 500 castas catalogadas) porém não as utilizam por completo em cortes dos seus vinhos, vinificando sempre as já tradicionais, diferente de Portugal, que com a metade das quantidades encontradas na Itália (média de 250) aposta em suas castas e em seus mais variados cortes.

Um país que acredita e utiliza as práticas modernas, mas não abre mão do tradicional.
Os grandes países vinicultores estão voltando a utilizar práticas pouco já utilizadas, como a da pisa a pé (lagar tradicional). Portugal nunca abandonou esta tradição, mesmo possuindo produtores que utilizam práticas mecanizadas.

Clima, solos e uvas proporcionam vinhos únicos e diferentes:
Após provar um vinho de Portugal, você vai virar um apaixonado!


E a região do Dão, o que ela no revela?

Clima Continental, solo granitico, vinhos de média estrutura e de muita elegância em boca.

Suas castas principais:
Encruzado (branca); Touriga Nacional, Alfrocheiro, Tinta Roriz e Jaen (tinta).

Touriga Nacional no Dão:
É a rainha das uvas. Possui rendimento baixo, rica em taninos e cor e de elevada complexidade aromática. Possui notas florais de violetas e acácias, frutos de baga, notas pinheiro e eucalipto. Gosta de solo de granito produzindo taninos finos.

Blend Típico: Touriga Nacional, Touriga Franca, Alfrocheiro, Tinta Roriz e Trincadeira.



                    Na palestra foram degustados 6 vinhos desta fantástica região. Vamos então para os vinhos?



Quinta da Ponte Pedrinha safra 2012
Com predominância da casta Encruzado e com baixos percentuais das castas Cerceal e Malvasia, apresenta cor amarelo dourado já um pouco evoluído, de aromas citrinos e de frutas brancas e muito leve.










Encruzado - Quinta dos Roques safra 2013
Aromas florais e minerais, encorpado, bom volume de  boca, frescor e elegância.
É um vinho muito equilibrado, fermentado e maturado em madeira porém imperceptíveis.










Quinta da Fonte do Ouro 2011
De coloração vermelho rubi intenso e brilhante, revela notas de frutas vermelhas e escuras e eucalipto. Acidez rasgada, revelando muito frescor.








Julia Kemper - Touriga Nacional 2010
De coloração vermelho rubi intenso e brilhante, revela notas de frutas vermelhas e escuras e eucalipto. Acidez menos aguda, fineza e elegância (vinha sem tratamento químico)






Pedra da Cancela 2010
Vermelho rubi de intensidade média e com breve halo de evolução. Fruta e acidez muito presentes.










Pedra da Cancela Reserva 2012
As uvas deste delicioso vinho foram colhidas juntas. É um vinho de corte com predominância da casta Touriga Nacional revelando suas notas típicas de violetas , frutas de baga (morango, amora) e eucalipto.








Termino a publicação com o link da EV (Essência do Vinho) o qual mostra o belo trabalho que vem sendo realizado em Portugal assim como também em outros países com o intuito de aproximar cada vez mais profissionais do setor, imprensa e consumidor final para este maravilhoso cenário repleto de bons vinhos. Parabéns EV pela belíssima iniciativa e eu só posso mesmo é  torcer para ser convidada para as próximas palestras!

https://www.youtube.com/watch?t=18&v=BmSKVYoXbsE


Até o próximo post!
Vanda Meneguci


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alejandro Vigil: o "El Enemigo" que o mundo quer ter sempre por perto.

Uma volta aos anos 90 ? Mappin e Liebfraumilch, o "garrafa azul"

Juan Guerreiro Fonseca, proprietário do Cava D´Oro Bar e Restaurante e sua coleção de garrafas de bebidas raras