Uma degustação com amigos que deu Brasil, Chile e França

Dias fáceis na vida da gente nem sempre, mais a vida segue e bem melhor com vinhos. Fiquei alguns dias sem escrever no blog, sem nenhuma vontade para a referida função. Perdi uma pessoa importante na família e para melhorar meu astral, aceitei o convite de visitar alguns amigos para me distrair e degustar alguns vinhos também. Como de costume, levei uma garrafa. Escolhi com carinho um Cabernet de entrada do produtor Undurraga que eu aprecio muito e eu fui lá, me juntar a uma degustação com amigos que deu Brasil, Chile e França. Começamos com um espumante brasileiro muito gostoso da Dommo Brasil.

Era final de tarde de uma sexta-feira abafada e nublada e o espumante delicioso foi ótimo para inciar as conversas e encher a mão de amendoim, chorar um pouco e desabafar. Depois de uma hora o tempo mudou, esfriou, prenunciando que logo mais chegaria uma garoa e possivelmente a chuva. Abrimos então o Cabernet que eu levei. Por fim quando a garoa chegou de fato a varanda ganhou um ombrelone e para acompanhar a conversa e o friozinho, mais vinho; abrimos então um francês, da região sul do país, de La Clape, do produtor Gérard Bertrand. Minha frase para esta noite? "Saudades sim, tristeza não. Vinhos e boas companhias amenizam as dores do coração."

Vamos então para os vinhos?


1) Nero Brut
Produtor: Dommo Brasil
Pais: Brasil - Garibaldi/RS
Castas: Chardonnay, Pinot Noir, Riesling
Análise organoléptica:
Cor: amarelo palha brilhante
Aromas: frutas tropicais, abacaxi, frutas de poupas brancas
Boca: frutado, ótima acidez, frescor, cremosidade e persistência
Delicioso com a presença acídula tão gostosa e fresca dos espumantes brasileiros

2) U Undurraga Cabernet Sauvignon 2013
Produtor: Viña Undurraga
Pais: Chile - Santiago
Castas: Cabernet Sauvignon
Análise organoléptica:
Cor: vermelho rubi intenso e brilhante
Aromas: frutas vermelhas, pretas e especiarias
Boca: frutado, fresco, equilibrado com taninos macios e muito fácil de beber
Os vinhos da Undurraga são para mim certeiros. O U é tão honesto que o benefício é maior que o seu custo. Mais que recomendado!

3) Gran Terroir La Clape Rouge 2013
Produtor: Gérard Bertrand
Pais: França - Languedoc Roussilon - La Clape
Castas: Syrah, Carignan, Mourvèdre
Análise organoléptica:
Cor: vermelho rubi intenso e brilhante
Aromas: frutas vermelhas e frutas pretas, com muita intensidade de ameixas maduras e coco. 
Boca: frutado, bom corpo, ótimo equilíbrio e longa persistência.
Um Languedoc bem vinificado, complexo e de grande tipicidade. Aprovado!




Até o próximo post!
Vanda Meneguci

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alejandro Vigil: o "El Enemigo" que o mundo quer ter sempre por perto.

Uma volta aos anos 90 ? Mappin e Liebfraumilch, o "garrafa azul"

Juan Guerreiro Fonseca, proprietário do Cava D´Oro Bar e Restaurante e sua coleção de garrafas de bebidas raras