Primeiro Wine In São Paulo - Centro Fecomércio de Eventos



Ando apaixonada por vinhos nacionais, e isso vem me causando cada vez mais admiração e orgulho, não só pela qualidade e tecnologia dos produtores, mais também na forma como o mercado evolui  nos eventos do segmento pensando em seus mínimos detalhes. O já conceituado Circuito Brasileiro de Degustação,- com incentivo da Vinhos do Brasil, Wines of Brasil, 100% Suco de Uva do Brasil, Ibravin, Apex Brasil, Secretaria de Agricultura 

Pecuária e Agronegócio, Governo do Estado do Rio Grande do Sul e Abrasel, apresentou nos dias 22 e 23 de agosto, o primeiro Wine In São Paulo, realizado no Centro Fecomércio de Eventos.
 A edição que tem como maior objetivo promover os vinhos nacionais e suas regiões de produção - Vale do São Francisco, Planalto Catarinense, Campos de Cima da Serra, Serra Gaúcha, Alto Uruguai, Serra do Sudeste e Campanha - contou com a participação de 23 vinícolas mais uma estação do Projeto Suco de Uva 100% do Brasil.

Estive lá para conferir o primeiro dia. Cheguei logo no início para aproveitar ao máximo, e também para evitar filas, mais tudo foi muito tranquilo, realizado com muita organização na recepção, desde a retirada das taças ISO e livretos distribuídos a todos os convidados. Iniciei o percurso conhecendo a Sanjo, uma vinícola que fica em São Joaquim, região serrana de Santa Catarina. Comecei conhecendo seu delicioso Núbio Sauvignon Blanc safra 2012. Um vinho jovem, quase incolor, frutado e muito aromático, com notas de frutas frescas. Estava quente na tarde de quinta - feira, e felizmente o vinho foi servido bem geladinho. Passando para os vinhos tintos, degustei o Nobrese Cabernet Sauvignon (um varietal simples mais de ótima qualidade e tipicidade) e o Núbio safra 2007, com 12,9 % de graduação alcóolica, o qual 50% do vinho estagiou em barricas de carvalho francesas. Os destaques ficaram para os dois últimos, o Maestrale e Mastrale Integrus, ambos 100% Cabernet Sauvignon, sendo que o  primeiro passou 18 meses amadurecendo em contato com as borras finas e leveduras (sur lies) em carvalho frânces, já o segundo passou também por fermentação integral  em barris de carvalho  e maceração longa com as cascas pelo período de  4 semanas, a qual lhe conferiu uma coloração bastante intensa. Adorei esse produtor! Sai da mesa de degustação muito admirada, pela abordagem e cordialidade a qual o representante dispensara e pela qualidade e excelência de todos os vinhos provados. Fui posteriormente a Lídío Carraro, vinícola boutique já bastante conhecida e com boa distribuição no país, produtor da região do Vale dos Vinhedos, de Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul.















Lá degustei o Dádivas Pinot Noir safra 2012, um Pinot leve, saboroso, mais o meu foco por fim era conhecer o Faces, o vinho oficial da Copa de 2014. Infelizmente a mesa estava lotada, então não tive muito tempo para perguntas e tampouco conhecer as variedades, mais consegui provar o Faces Branco safra 2012, o qual é um corte de três uvas: Chardonnay, Riesiling e Moscato, gostei muito!!! Já o Faces Tinto... deixamos para a próxima. Cheguei posteriormente onde queria, no produtor Routhier & Darricarrère, o produtor do vinho da Kombi que eu queria muito degustar, antes porém me apaixonei pelo Província de São Pedro Chardonnay safra 2011 servido deliciosamente; muito aromático, de excelente acidez. Soube também, através de enólogo, que este vinho descansou por doze meses em barricas de carvalho da Fôret-des-Voges (Alsácia - França). Diferente dos outros carvalhos franceses, ele confere ao vinho taninos finos e especiais para a elaboração de vinhos brancos finos de guarda. E finalmente aquela garrafa lindinha com o rótulo da Kombi (eu amooo o estilo retrô das Kombis antigas). Eu já havia me apaixonado pela garrafa quando a vi em um site de compras de vinhos, e agora eu estava ali, diante no meu objeto de desejo: O Red (o mome oficial do vinho).

Conta a história dos dois irmãos Darricarrère que vindos do Uruguai ainda jovens compraram uma Kombi vermelha a qual fora batizada de  Col (diminutivo de caracol) pois a consideravam uma casa ambulante, a qual viajavam pelas praias do país. Um vinho jovem, com toques herbáceos de taninos presentes porém elegantes. Amei este vinho e publicitária como sou, comprei a proposta, a história, o estilo visual, o lindinho material de merchandising (uma caixa expositora em formato de Kombi) e claro, o conteúdo do produto. Super recomendo!

Falarei no próximo post sobre mais 2 produtores. Quero terminar este texto com o gosto e impressões maravilhosas referentes aos vinhos experimentados das três vinícolas citadas!!!

Até o próximo post!
Vanda Meneguci.


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