Degustação Espumantes Adolfo Lona

 Uma verdadeira aula. Foi esse o sentimento de todos os presentes na degustação dos espumantes Adolfo Lona, realizada nesta última quarta-feira, na ABS-SP. Adolfo Lona possui uma bela trajetória profissional. Argentino de nascimento, trabalhou ao longo de 30 anos para a empresa Martini e Rossi, sendo responsável pela linha de vinhos e espumantes do grupo aqui no Brasil. Com o passar dos anos, agregou now how e expertise suficientes para montar o seu próprio negócio, criando assim uma produtora artesanal de espumantes de qualidade em Garibaldi - RS.

 Lona é hoje reconhecido como um dos principais contribuintes na construção da história moderna da vitivinicultura brasileira, nos tempos que o país engatinhava na elaboração de vinhos de qualidade. Sorridente e bastante simpático, esbanjou didática e conhecimentos profundos, indo do início ao fim do tema sem titubear, apresentando não somente os seus vinhos, mas sim uma aula de produção, métodos de produção e serviço extras. Sua produção é bastante limitada, sendo produzida apenas 70.000 garrafas por ano, sendo que boa parte da quantidade total é focada na produção do Brut Rosé (36.000) garrafas/ano. Foram apresentados os seus 5 espumantes, sendo 3 produzidos pelo método Charmat, e 2 pelo método tradicional.

 Iniciou-se a degustação pelo Brut método charmat, com 75% de Chardonnay e 25% de Pinot Noir. De ótimo frescor e predominância em frutas, sente -se em boca frutas tropicais como abacaxi e uma delicada notinha floral. Boa acidez, um vinho realmente muito interessante para acompanhar as mais variadas harmonizações. Logo em seguida, foi servido o Rosè Brut, também pelo método charmat. Muito saboroso, um belo exemplar de blanc de blanc e blanc de noir, sendo assim um vinho com o corte   de  Chardonnay  e Pinot    Noir.  Aromas de frutas citrinas, florais e ótima acidez. Um rosè para ninguém botar defeito, muito elegante, o qual agradou a todos, comentado pela sua altíssima qualidade e sabor (está aí explicação da sua elevada produção de espumante rosé, pois o produto é diferenciado mesmo). Ainda pelo método Charmat, degustamos o Demi Sec 100% Moscatel. Com boa tipicidade, fragrante, bastante saboroso.

Os dois últimos foram vinhos de aromas mais complexos, de qualidade impecáveis, produzidos pelo método champenoise, Adolfo Lona Brut e Adolfo Lona Nature, ambos passam por um processo de produção que dura dezoito meses. Deliciosos.

Por fim encerro a matéria publicando uma frase do Adolfo Lona:

" Nenhuma bebida reúne tantos atributos como o espumante, alegre, versátil, sofisticado, sugestivo e festivo"
 (Nenhum encontro fica igual com a sua chegada).

Certamente!

Para informações de venda visite o site: www.adolfolona.com.br

Até o próximo post!

Vanda Meneguci. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alejandro Vigil: o "El Enemigo" que o mundo quer ter sempre por perto.

Uma volta aos anos 90 ? Mappin e Liebfraumilch, o "garrafa azul"

Juan Guerreiro Fonseca, proprietário do Cava D´Oro Bar e Restaurante e sua coleção de garrafas de bebidas raras