Vem aí o Festival do Vinho Sul-americano

Um evento imperdível. Uma oportunidade de antecipar as compras de vinhos para as festas de fim ano, ter a certeza da qualidade dos rótulos apresentados, e também de presentear os amigos. Organização  SBAV-SP e promoção da CH2A Comunicação. Seguem abaixo o convite e release.


Festival do Vinho Sul-Americano é realizado em São Paulo
                                                              
Evento é aberto para o consumidor final e terá à venda vinhos do Brasil, Argentina, Chile e
Uruguai * Decanter, Zahil, Miolo e Viña Ventisquero já confirmaram participação.

BrasilArgentinaChile e Uruguai são os países da América do Sul mais conhecidos quando falamos em vinhos. Juntos, eles dominam a participação no mercado brasileiro, onde quase 80% dos vinhos finos vendidos são importados. O Chile é o líder de importações seguido da vizinha Argentina, e embora o Uruguai não esteja entre os primeiros colocados do ranking, o Brasil é o mais importante mercado de exportação para o vinho uruguaio.

Toda essa diversidade poderá ser conferida no Festival do Vinho Sul-Americano, organizado pela SBAV-SP (Associação Brasileira dos Amigos do Vinho de São Paulo). O evento acontece no dia 3 de outubro (sexta-feira), no Hotel Golden Tulip Paulista Plaza, em São Paulo, e promete atrair os profissionais do mundo do vinho e, principalmente, o consumidor final, já que alguns dos rótulos degustados também estarão à venda.

Entre os participantes, estão confirmadas grandes importadoras como DecanterInterfoodZahil Viníssimo e vinícolas de destaque, como a premiada chilena Viña Ventisquero,  MioloPerini Aurora compõem o time de sul-americanos com rótulos brasileiros.

De acordo com Rodrigo Mammana, presidente da SBAV-SP, o evento acontece em um período estratégico do mercado: “Estamos em um bom momento para promover o vinho sul-americano devido às festividades de final de ano que se aproximam. O Festival é uma oportunidade para quem quer adiantar as compras nesta época em que há um aumento no consumo de vinhos e espumantes”.

Vinhos no Cone Sul

Além de adiantar as compras de final de ano, o Festival do Vinho Sul-Americano oferecerá a oportunidade de conhecer o que vem sendo produzido no setor vitivinícola dos países do chamado Cone Sul.

Argentina, por exemplo, é famosa por seus brancos Torrontés e tintos Cabernet Sauvignon, tradicionais de Mendoza. Sem falar no Malbec argentino, consagrado como um dos vinhos preferidos e mais procurados pelos consumidores. Seus vinhos são únicos e de personalidade, com estilos particulares que trazem os traços de sua origem.

Já o Chile é reconhecido por sua grande diversidade de terroirs, vinhos e cepas. Sua topografia particular – está situado entre a Cordilheira dos Andes e o Oceano Pacífico – influencia atmosferas diferentes vindas do mar e, no planalto central, a serra costeira determina um clima mediterrâneo com verões quentes, pouca chuva e baixa umidade. A Carménère é a uva emblemática do país, que também produz grandes exemplares elaborados com a Cabernet Sauvignon.

No Uruguai são predominantes os vinhos Tannat, uva de origem francesa que se tornou tão popular que, hoje, a produção no país é maior do que na própria França. Vêm de lá alguns dos tannats mais premiados do mundo.

No Brasil, destaques para Chardonnay e Merlot, elaborados em sua maior parte na região Sul, além dos espumantes que surpreendem e conquistam cada vez mais paladares exigentes. As premiações internacionais que os rótulos vêm recebendo em concursos importantes eavaliações positivas vindas de críticos de renome contribuem para o aumento no consumo da bebida.

Segundo o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), a perspectiva do setor é de que sejam comercializados mais de 11 milhões de litros deespumantes brasileiros no último quadrimestre deste ano, um número 10% maior do que o registrado no mesmo período de 2013.

SBAV-SP

Reconhecida como a primeira confraria de vinhos do Brasil, a SBAV-SP – Sociedade Brasileira dos Amigos do Vinho de São Paulo – atua desde 1980 para promover e fomentar debates relacionados à enologia em geral.

Suas ações visam reunir, congregar e integrar apreciadores, estudiosos, enófilos, enólogos e todas as demais pessoas que tenham interesse no estudo e na degustação de vinhos. Além dos cursos básicos e avançados, a instituição promove atividades como jantares harmonizados e degustações, que permitem a um público amplo a experiência de imersão no universo do vinho.

Festival do Vinho Sul-Americano
3 de outubro de 2014 | Das 16 às 21 horas
Hotel Golden Tulip Paulista Plaza
[Alameda Santos, 85 – Jardins – São Paulo/SP]
Mais informações: (11) 3814-7905 | vinho@sbav-sp.com.br
Convites: R$ 30,00 (associados) e R$ 50,00 (não associados)

Até o próximo post!
Vanda Meneguci

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alejandro Vigil: o "El Enemigo" que o mundo quer ter sempre por perto.

Uma volta aos anos 90 ? Mappin e Liebfraumilch, o "garrafa azul"

Juan Guerreiro Fonseca, proprietário do Cava D´Oro Bar e Restaurante e sua coleção de garrafas de bebidas raras