Da região de Conegliano, junto ao berço do Prosecco, uma festa encantadora remonta a história de uma brava luta.

Todos os anos, no mês de junho, uma festa remonta a história da região. La Dama Vivente, ou a “Dama que Vive” evoca a batalha entre Conegliano e Treviso, cidades pertencentes hoje ao estado do Vêneto, no nordeste da Itália, ocorrida no ano de 1200, período medieval, quando Conegliano, a qual sempre fora subjulgada pela sua rival, surpreendentemente se fez vitoriosa. 

Diz à história, que logo após de terminada a batalha, os soldados de Conegliano trouxeram seus inimigos, - Le soldati trevigiani- os soldados de Treviso, na garupa de seus cavalos em direção ao castelo na cidade para comprovar o grande feito. Dois séculos mais tarde, o evento foi lembrado com jogos e competições, surgindo assim um grande festejo, com roupas típicas e costumes da época maravilhosamente utilizados para a ocasião. O Prelúdio anuncia o festival já na sexta-feira à noite com o cortejo histórico na catedral seguido da benção do estandarte, em direção a Câmara Municipal. Dali a dama que venceu a última edição entrega a chave do castelo para o prefeito da cidade, que irá concedê-la no dia seguinte a nova vencedora. A festa segue com shows, malabarismos de fogo e músicas.

No dia seguinte, a procissão chega à Piazza Cima para o famoso e mais encantador espetáculo, onde casais de príncipes e princesas medievais (atores que geralmente são pessoas ligadas à associação e também a comunidade local) dançam em cima de um grande tabuleiro de xadrez. Outros espetáculos também ocorrem como o espetáculo das bandeiras e de bailarinos. Posteriormente se faz o jogo, onde peões brancos e negros (também atores) disputam o jogo contando com a torcida da plateia que pode admirar toda a celebração, desde a dança, com a beleza das roupas de veludo, o brilho das joias e ornamentos utilizados pelos príncipes e princesas ao jogo de xadrez humano.



Aos perdedores da disputa, cabe a função de empurrar o carro da dama vencedora até o castelo. Posteriormente é servido um jantar aos participantes, com degustação de receitas tradicionais e presença de trovadores, malabaristas e músicos acompanhado ao famoso Prosecco di Conegliano, o qual devemos o nascimento da primeira rota do vinho da Itália, a “Estrada do vinho Prosecco”. E todo espetáculo se estende, fino a domenica!

Fantástico, concorda?




Conheça a Associazione Dama Castella, a idealizadora deste grande evento:
http://www.damacastellana.it/

Até o próximo post!
Vanda Meneguci

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alejandro Vigil: o "El Enemigo" que o mundo quer ter sempre por perto.

Uma volta aos anos 90 ? Mappin e Liebfraumilch, o "garrafa azul"

Juan Guerreiro Fonseca, proprietário do Cava D´Oro Bar e Restaurante e sua coleção de garrafas de bebidas raras