VETO: Un Vino Arancione Indimenticabile!


ELABORADO A PARTIR DE UMA UVA RARA, TREVIGIANA, A MANZONI BIANCO - VETO É SUPREMO, AUTÊNTICO. SÍMBOLO DE UMA CATEGORIA QUE A CADA ANO GANHA MAIS APRECIADORES AO ENTORNO DO MUNDO


Ah...o Veneto e as suas belezas...quando se trata especificamente dessa região, localizada ao nordeste da Italia, sou suspeita para falar, é muito amor envolvido! Aqui falarei mais precisamente a respeito de um vinho laranja, especialmente vinificado, um símbolo de uma uva rara em um estilo de vinificação muito promissor, o Vino Ambro, como é comumente chamado pelos italianos, os quais aqui no Brasil conhecemos como Vinho Laranja.

VETO Sara Meneguz - Na Vini Sara Meneguz

VETO é um autêntico Vino Ambro, vinificado pela Vini Sara Meneguz, uma vinícola pequena de vinhos valorosos, encravada na bela região da Strada del Prosecco e Vini Dei Colli - (vale a visita nesta homepage: https://www.coneglianovaldobbiadene.it/ - para melhor conhecer essa região entre as cidades de Conegliano e Valdobbiadene.

Entendendo os Vinhos Laranjas

Tanto se fala nesta tendência e estilo de vinificação, mas pouco é entendido sobre o seu método de vinificação. O que os define em verdade, é que são eles vinhos de uvas brancas que são vinificados como se fossem tintos, ou seja, o suco da uva é mantido com as cascas ou peles, adquirindo assim, características semelhantes as encontradas em vinhos tintos, como: polifenóis, maior concentração de extração de cor (por isso são laranjas) e até mesmo taninos, superando o tempo médio de maceração com as peles dos vinhos tintos.

A uva Manzoni Bianco - Sua origem e características

Enólogos sempre vão na direção do aperfeiçoamento quando o assunto é elaborar uvas através de cruzamentos genéticos e assim nasceu a Manzoni Bianco, uma casta que nasce do cruzamento da Riesiling Renano e da Pinot Bianco, uma criação do professor Luigi Manzoni, da Scuola Enologica di Conegliano, pensando no melhoramento contínuo de uvas para a produção de vinhos de excelência.

A Manzoni Bianco é uma uva com capacidade de adaptação a terroirs de climas diversos, mais são consideradas as melhores regiões as de colinas, onde ela, a Manzoni Bianco, adquire o mais alto grau de qualidade, e é por isso que o vinho VETO é um vinho laranja supremo, pois sua uva também origina do melhor terroir para o cultivo da Manzoni Bianco, a Coline delle Ghette, localizada na pequena e bela Corbanese - Comune di Tarzo - Provincia di Treviso - Veneto, no coração da DOCG Conegliano Valdobbiadene Prosecco Superiore.


Sara Meneguz


Além da região das colinas de Conegliano (DOC Bianco dei Colli di Conegliano), a uva Manzoni Bianco é hoje cultivada em quase todo o terrítorio da Italia, podendo ser encontrada em outros regulamentos de produção locais, como Breganze Bianco e Trentino Bianco, com indicação geográfica típica in purezza, ou seja 100% Manzoni Bianco.



VETO É VERDADEIRAMENTE UMA "JOIA" ENGARRAFADA. DAQUELES VINHOS QUE A GENTE TRAZ OBRIGATORIAMENTE NA BAGAGEM


Eu o trouxe em minha bagagem...e não poderia deixar de traze-lo! Traria uma caixa se possível, e a gente traz vinhos especiais quando viajamos, porque além de serem mais baratos, alguns são únicos, ou seja, sem importação para o Brasil. Vinhos para quem os amam, são como verdadeiras joias engarrafadas, ainda mais quando vamos ao fundo de sua história. Eles ganham valores inestimáveis, e o VETO tinha isso mesmo para mim e por muitos motivos.


Degusta-lo em dois dias e em dois momentos, pois o degustei primeiramente com amigos profissionais do segmento de vinhos, e no segundo dia, com a garrafa a qual ficou bem vedada, em família, para sorve-lo ainda mais, deixando deleitar-me neste stupendo Vino Ambro.

Vamos então para a avaliação?


Vini Sara Meneguz - VETO


Cor: laranja vívido, límpido e brilhante, lembrando um pouco o laranja Spritz em taça.
Aromas: muita complexidade aromática, pois quando um vinho de uva branca é vinificado em tinto pode se assemelhar muito as características nas notas encontradas em tintos. VETO tem muita complexidade aromática, mas tem frutas secas como damasco, notas florais e até mesmo balsâmicas.
Paladar: ele tem estrutura! É certamente um vinho diferenciado, com boa complexidade em boca, porém equilibrado e de longa persistência. 
Graduação alcoólica: 13,5%
Temperatura de serviço recomendada: entre 12ºC a 14ºC

 Un Vino Arancione Indimenticabile!

Conheça a Vini Sara Meneguz clicando no link: http://vinimeneguzsara.it/index.php
Sem importador para o Brasil.

Até o próximo post!

Vanda Meneguci



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alejandro Vigil: o "El Enemigo" que o mundo quer ter sempre por perto.

Uma volta aos anos 90 ? Mappin e Liebfraumilch, o "garrafa azul"

Juan Guerreiro Fonseca, proprietário do Cava D´Oro Bar e Restaurante e sua coleção de garrafas de bebidas raras