Orvieto. Uma denominação de vinho, uma comune, um terrítorio vulcânico, aluvial e verdejante



Vamos juntos conhecer a Orvieto DOC, localizada na Italia Central e o seu delicioso vino bianco



Uma paisagem típica da bela região de Orvieto - Foto - Fonte: orvietodoc.it

Degustar um vinho para mim é imbuir-se de histórias. O apaixonado ama o saber, pois tem em si aquele "quê" investigativo, ou seja, deseja sempre ir mais além! E assim, nesta postagem, eu vou "bem mais além" do vinho degustado, vou na Orvieto DOC, na Italia Central, de um território vulcânico, aluvial e verdejante, conhecer um pouco mais da tipologia deste vinho. Conhecerei o seu território, para chegar enfim, na parte mais deliciosa de toda a investigação: na degustação de um autêntico Orvieto Classico Superiore DOC!

Orvieto DOC: A região e o seu disciplinar

Orvieto DOC e Orvieto Classico DOC e a Localização de seus produtores inscritos no Consorzio - Fonte: orvietodoc.it

Entre as muitas denominações de origem italianas, temos a Orvieto DOC, localizada em um território muito antigo, o território mais antigo da vitivinicultura da Umbria.

Mas não se enganem, de que dentro da região de Orvieto exista, somente a Orvieto DOC para os vinhos brancos, a qual, é na verdade, a mais conhecida e que carrega consigo o maior referencial desta região, ou seja, é ela a mais famosa referência. Existe também o vinho Rosso Orvietano, que sobrepõe territorialmente a DOC Orvieto especificamente na província de Terni, que segue normativas próprias, ou seja, o disciplinar de características e uvas permitidas para a sua produção.

Orvieto DOC e a Região


A área de produção Orvieto DOC, inclui as seguintes comunes as quais se subdividem em:

Orvieto Classico DOC - Umbria: 

Orvieto, Allerona, Alviano, Baschi, Castel Giorgio, Castel Visicardo, Fabro, Fículo, Guardea, Montecchio, Montegabbione, Monteleone d´Orvieto e Porano,


Orvieto DOC -  Lazio

Parte da área de Viterbo, na região do Lazio, nas comunes de Bagnoregeio, Castiglione em Teverina, Civitella d- Agliano, Graffignano e Lubriano.


A qualificação da sub-área "Orvieto Classico" inclui a área restrita mais histórica do Vale Paglia, perto da cidade de Orvieto. Bem ali, naquela região, no final do século XIX, a Banca Romana (instituição bancária fundada em Roma, no ano de 1825), promoveu escavações e redescobriu o famoso Porto di Pagliano, um sítio arqueológico que foi construído pelos povos antigos na época do Império Romano, uma verdadeira rota fluvial, entre dois rios importantes da região, os rios Tevere e o Rio Paglia (Tevere, fazendo uma rota direta a cidade de Roma e o Paglia fazendo uma rota direta com toda a área interna do território da Úmbria)

Clima e Território


O território de Orvieto DOC é do período Pleitosceno. A história nos conta, que foi esse um período quartenário, que ocorreu entre 1,8 milhões a 11.000 anos atrás, e muitas espécies de plantas resistiram ali, naquela região temperada, cujo a grande homogeneidade dos solos, combinada com variações climáticas muito parecidas com a de um clima tipicamente mediterrâneo, traz fortes variações de temperatura para a região, sendo ela também, de ótima exposição solar, conferindo aos vinhos grande complexidade e características que se divergem bastante, quando de trata do posicionamento das videiras em seus diferentes tipos de solos.

Os tipos de solos dos vinhos Orvieto DOC são muito particulares. São eles:

Tufaceos: de origem vulcânica-argilosa (de sedimentos vulcânicos, presente em toda a região)
Argilosos: localizados na parte central e norte
Sabiosos (areia): com rica presença de fósseis marinhos (ao nordeste)
Aluvias: areia e limo (ao longo do Rio Paglia)


Traduzindo esses tipos de solos para as expressões encontradas nos vinhos:

Dos solos de areia e argila: com gosto salino, quase marinho, de boa estrutura e acidez.
Dos solos vulcânicos: vinhos de grande estrutura e acidez, com notas quase sulfurosas.
Dos solos aluvias: vinhos finos e elegantes.

Castas Permitidas e Tipologias


Quanto as castas permitidas e seus percentuais máximo, o disciplinar de Orvieto DOC permite as seguintes regras:

Uvas: Trebbiano (ou Procanico) e Grechetto (mínimo de 60%) entre outras castas brancas permitidas no corte consideradas "não aromáticas" completando os 40% restantes do percentual de 100%.

Os vinhos Orvieto DOC podem ser encontrados nas seguintes versões:

Secco (Seco)
Abbocato (Adocicado)
Amabile (Amabile-amável)
Dolce (Doce)
Superiore (Superior)
Vendemmia Tardiva (Colheita Tardia)
Muffa Nobile (Podridão Nobre)

Características organolépticas e harmonizações baseadas em seus tipos:

Quanto a coloração e olfato: amarelo palha de olfato delicado e frutado
Quanto ao paladar: frutado e com leve amargor na versão seca e açucarado com final de frutas cristalizadas nas versões doces.
Quanto a harmonização: na versão Orvieto Seco, pela sua estrutura e elegância, pode ser ele bebido como aperitivo ou durante toda uma refeição, ou harmonizado com frituras, carnes brancas e peixes em geral. Em suas versões doces, acompanhados de sobremesas. Já na sua versão Muffa Nobile (ou Podridão Nobre), harmonizado com patê de figado, queijos azuis ou simplesmente como um vinho de meditação. 
Quanto a temperatura de serviço: na versão seca, ele deve ser consumido fresco, a uma temperatura entre 6ºC e 8ºC graus e na suas versões doces entre 12ºC a 14ºC.

Vinho Orvieto Superiore: 

Ele surge na colheita do ano de 1997 e segue algumas regras específicas também: só pode ser comercializado após o dia 1 de março do ano seguinte da sua colheita. Considerado um vinho de qualidade superior (por isso carrega o nome Superiore), é obtido graças a uma redução drástica da produção por hectare (de 110 a 80 quilos por hectare), devendo ter obrigatoriamente um teor alcoólico mínimo de 12% (um disciplinar dentro de um disciplinar!)

Degustando Campo della Fiera Orvieto Classico Superiore DOC





Ele é realmente um autêntico Orvieto que carrega bem a tipicidade de um Classico Superiore. 

Um corte de 50% da casta Grechetto, 30% de Trebbiano e 20% de Malvasia.

Tem uma coloração amarelo classificada como palha, mais na verdade o "palha" para o descritor de cores da maioria dos vinhos Orvieto, tende a ser mais para o dourado, como é o caso do amarelo Orvieto.

No nariz ele possui notas citrinas, trazendo um limão siciliano e também algumas frutas brancas de caroço, propriamente pêssego e maçã verde. Mineralidade e elegância são outras características que remetem a tipicidade própria de seu terroir, de solos aluviais, dada a proximidade dos vinhedos aos Rio Paglia e Tevere.

Delicioso, fresco, frutado, mineral e gastronômico.Super indico!

Quem o importa: Italiamais: www.italiamais.com.br


Até o próximo post!

Vanda Meneguci


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alejandro Vigil: o "El Enemigo" que o mundo quer ter sempre por perto.

Uma volta aos anos 90 ? Mappin e Liebfraumilch, o "garrafa azul"

Juan Guerreiro Fonseca, proprietário do Cava D´Oro Bar e Restaurante e sua coleção de garrafas de bebidas raras