Degustação de Vinhos Santa Ema

Que os vinhos chilenos me agradam muito, isso não é segredo, e que os vinhos da Viña Santa Ema, produtor do Valle del Maipo, nos arredores de Santiago, às margens do rio de mesmo nometambém é um excelente produtor, só saberá mesmo quem os degustar. Falo com convicção à vocês que a qualidade é garantida mesmo.



Na quinta-feira do dia 04 de julho último, tive a oportunidade de degustar 3 rótulos interessantes desta vínicola: Um Moscato diferente dos que estão por aí no mercado e dois tintos. Surpreenderam certamente! Seguindo pela ordem clássica das degustações, iniciei a prova com o Moscato Soul. Rótulo divertido, atraente, que já traz leveza, suavidade e frescor apenas ao olhar a garrafa. De cor amarelo palha, aromas de flores brancas e frutas brancas como damasco e pêssego. Na boca a mesma presença das frutas, acidez gostosa porém ai é que vem a surpresa: diferente dos vinhos produzidos com a uva Moscato, ele não explora de forma tão contundente a doçura, mais sim uma leve doçura ao final de boca, sentida de forma sutil nas papilas gustativas. Um vinho perfeito para qualquer ocasião, seja ela acompanhada de frutos do mar, peixes, sobremesas, frutas...hum com morangos...comidas asiáticas, enfim, sozinho para relaxar meditar, escutar música ou à beira de uma piscina. Amei!

O segundo vinho degustado foi o Merlot Select Terroir. De cor vermelho rubi intenso, aromas de frutas vermelhas e ameixas, um toque de chocolate pela breve passagem em carvalho e especiarias. Na boca, uma boa acidez com equilíbrio justo aos taninos suaves e redondos.

O terceiro vinho já era mais especial. Um 100% Carignan, essa uva tão particular que muitos acreditam ter a sua origem na Espanha (Cariñena) também muito presente no sul da França. Amplus é um vinho Old Vine, ou seja, de vinhas velhas. Estagiou por 15 meses em barricas de carvalho. De cor vermelho rubi com reflexos violáceos em suas numerosas lágrimas. No nariz, a lembrança de frutas escuras e chocolates. Na boca boa acidez e taninos bastante evidentes. Um bom vinho que merece ser decantado, pois tem boa estrutura.

  


Valeu muito a pena!


Bom Feriado,
Vanda Meneguci.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alejandro Vigil: o "El Enemigo" que o mundo quer ter sempre por perto.

Uma volta aos anos 90 ? Mappin e Liebfraumilch, o "garrafa azul"

Juan Guerreiro Fonseca, proprietário do Cava D´Oro Bar e Restaurante e sua coleção de garrafas de bebidas raras