É branco, de garrafa ligeiramente azul, mais não é Liebfraumilch. É o Arca Nova Loureiro safra 2012

Daria até para brincar, do "que é o que é", mais certamente esse tipo de brincadeira às cegas seria facilmente revelada se ao colocarmos uma pessoa a degustar o Vinho Verde, cujo a casta é branca e a garrafa de cor azul...certamente não seria um Liebfraumilch, mas sim um Vinho Verde elaborado com a casta Loureiro.


Quinta das Arcas, é o nome da vinícola que produz esse vinho verde de altíssima qualidade, fundada há apenas 28 anos, em 1985 por António Esteves Monteiro. A produção deste vinho é realizada em uma das 3 quintas, localizada nos concelhos de Valongo e Penafiel.



"Os nossos vinhos são fruto de um trabalho dedicado, persistente e em harmonia com a natureza.
Cada garrafa exibe uma variedade de aromas frescos e intensos. Conhecer os nossos produtos é um desafio á 
descoberta de novas emoções".                           

António Esteves Monteiro 






Nesta Quinta com cerca de 55ha destacam-se os 35ha de vinha, com cerca de 20 anos, onde sob a influência de um micro-clima muito particular se obtêm uvas de elevada qualidade das castas Loureiro, Trajadura e Arinto.
Também aqui, está localizada a vacaria e a unidade fabril para produção de queijo. Fonte: site Quintas das Arcas: http://www.quintadasarcas.com 

Bom, vamos lá, depois de comentar e publicar algumas informações sobre a quinta, vamos a degustação desse delicioso vinho, um monovarietal cujo a casta é a Loureiro.

Quase incolor, um amarelo palha bastante límpido. No nariz um aroma intenso de frutas tropicais e citricas. Notas florais também estão bastante evidentes. No paladar boa estrutura, muito frescor e uma deliciosa acidez. A gente sente uma certa crocância, com se fosse um vinho frisante. Final de boca delicioso e persistente.


Cabem aqui harmonizações clássicas para um vinho verde monovarietal: Peixes, comida asiática ou salada fresca. Delicioso como aperitivo de verão.

Servi-lo à temperatura entre 8 e 10 graus. Vinho Verde é sinônimo de vinho jovem, sendo assim o produtor recomenda também um consumo rápido, até dois anos após o engarrafamento.


Nas buscas realizadas na procura de importador, não encontrei nenhum em questão. Ganhei essa garrafa de presente em um Seminário de Vinhos Verdes ao qual participei, sendo assim, não tenho como indicar local de compra. Vamos torcer para que em breve algum importador o traga para o Brasil. Sortuda eu!!!!

                                                                                                                    Até o próximo post!
                                                               
                                                                                                        Vanda Meneguci.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alejandro Vigil: o "El Enemigo" que o mundo quer ter sempre por perto.

Uma volta aos anos 90 ? Mappin e Liebfraumilch, o "garrafa azul"

Juan Guerreiro Fonseca, proprietário do Cava D´Oro Bar e Restaurante e sua coleção de garrafas de bebidas raras