Sob o Sol da Luciana


Luciana e Priscila são duas irmãs. Luciana a mais velha e Priscila a mais nova, que nasceu 14 anos mais tarde; Luciana  a adolescente e irmã do meio, Priscila a caçula travessa, que tinha na irmã mais velha seu espelho: usava suas maquiagens, sapatos, destruiu todos os seus brinquedos, os que ela guardaria de lembrança. Coisa de irmãs!

Na vida delas repousa um mesmo sol. O sol da amizade, do amor, da confiança. Priscila é só agradecimentos pelo destino ter lhe dado de presente essa irmã forte, verdadeira e que agora completa mais uma primavera. Sob o Sol da Luciana a maravilhosa Toscana, essa região situada na Itália Central é um destino de sonho, que logo logo deixará de ser um sonho para se transformar em um sonho real sonhado. Essa história é obra da Priscila! O que é certo é que uma viagem em família vai acontecer. Deixarei aqui algumas dicas para a Luciana já se aquecer, para entrar no clima com algumas memórias da Toscana, gastronomia e vinhos fantásticos que ela já pode apreciar daqui, de São José do Rio Preto, no Brasil, com louvores e bis lá no país da bota, na fascinante Toscana!

Andiamo alla Toscana, carissima Luciana!

Toscana é a região das belas paisagens, dos campos de lindos horizontes, de vinhedos e oliveiras, dos ciprestres e girassóis, da famiglia dos Medici! A boa gastronomia é parte presente da cultura e tradição regional.

Sugiro aqui algumas harmonizações clássicas, as quais comumente chamamos de culturais, vinhos e comidas típicas da região. Vamos lá Luciana?


Pappa al Pomodoro: um prato feito com pão amanhecido, tomate, alho e manjericão regados ao azeite em abundância. Como tem muita presença de tomates, torna-se necessária a harmonização com um vinho que tenha fruta, acidez presente e álcool moderado. O vinho Morelino di Scansano é perfeito!
Vinho: Morelino di Scansano. Produtor: Val delle Rose. Onde Comprar: Casa Flora

Bisteca alla Fiorentina: feito de um corte de filé bovino de uma parte bem espessa que contém um osso em forma de T. É uma carne assada no carvão, comumente como o nosso churrasco. Para dar mais sabor à bisteca, posteriormente é salpicado óleo de oliva, pimenta moída e ervas. O vinho Brunello di Montalcino é um vinho encorprado, de boa estrutura, que harmoniza muito bem com carnes vermelhas e que tem muita expressão de frutas e especiarias. Tudo a ver con la nostra bisteca!
Vinho: Brunello di Montalcino. Produtor: Argiano. Onde Comprar: Portus

Panforte: uma sobremesa muito tradicional de avelãs, cacau, amêndoas, frutas cristalizadas, especiarias doces e mel, que é elaborada no fogo até dar o ponto certo de retirada (até que se desgrude da panela, igual ao nosso brigadeiro). Tem a sua origem na cidade de Siena. O vinho perfeito para harmoniza-la é o Vin Santo, o vinho doce de sobremesa italiano que têm em sua característica notas de flores e frutas secas. Perfetto per la nostra Panforte!
Vinho: Vin Santo. Produtor: Poderi del Paradiso. Onde comprar: Casa Flora

Cantuccini: biscoito assado tradicional e tipicamente duro. É elaborado com farinha de trigo, amêndoas sem pele, raspas de laranja, açúcar, sal, ovos e baunilha. Vin Santo com Cantuccini é um harmonização clássica! E é mergulhado ao Vin Santo a forma tradicional de mangiare esses deliciosos biscoitinhos italianos.
Vinho: Vin Santo. Produtor: Poderi del Paradiso
Onde comprar: Casa Flora

Bruschetta: para finalizar a clássica Bruschetta, feita com pão italiano cortado em fatias, regada no azeite e recheada com tomates e folhas de manjericão. Para harmonizar o clássico vinho Chianti.
Vinho: Chianti Antico Colle. Produtor: Antico Colle. Onde comprar: Vinhos on Line


Tantissimi auguri Luciana !














Até o próximo post!
Vanda Meneguci.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alejandro Vigil: o "El Enemigo" que o mundo quer ter sempre por perto.

Uma volta aos anos 90 ? Mappin e Liebfraumilch, o "garrafa azul"

Juan Guerreiro Fonseca, proprietário do Cava D´Oro Bar e Restaurante e sua coleção de garrafas de bebidas raras