Aurora Varietal Merlot é aposta certa na relação custo benefício

Ando quebrando muitos paradigmas. Há tempos os vinhos brazucas vem me cativando e revelando o seu grande potencial. Tenho falado isso já em algumas publicações anteriores e não me canso em repetir. Confesso que ao comprar este vinho não estava disposta em desembolsar mais do que R$ 25,00, afinal, estamos em tempos de crise e a ordem da vez é economizar. Mais ficar sem vinhos? Ah, isso não! Motivada pela novela Além do Tempo que não para de citar os bons vinhos Merlot que são produzidos ao sul do país,- coisa que alguns enófilos não sabem, mas isso não é mera ficção novelística, tem um V maiúsculo de Verdade sim - encontrei este Aurora Varietal Merlot 2014 na prateleira de um mini mercado. Comprei para leva-lo num encontro de amigos e pedimos pizza para acompanha-lo. Antes mesmo de falar sobre suas características organolépticas, tenho algumas coisas para dizer: Aurora Varietal Merlot é aposta certa na relação custo benefício.  

Quer um conselho? Esqueça os preconceitos, se abra para os novos tempos de uma viticultura moderna, que hoje produz vinhos com supremacia. E vai aqui mais um conselho para sempre acertar: escolha um bom produtor e terás um vinho surpreendente, independente do valor!

Algumas informações bem interessantes extraídas do Ibravin te deixarão bem confiantes na hora de optar por rótulos nacionais da Serra Gaucha, região de onde vem o nosso delicioso varietal:

A Serra Gaucha é: a mais importante região vinícola do Brasil, respondendo por 85% da produção nacional de vinhos. Está situada no paralelo 29º Latitude Sul, com clima temperado quente, o qual varia entre 12,9 ºC a 22,9 ºC. Está localizada em uma área de relevo acidentado, com vinhedos que encontram-se numa atitude de 400 m a 800 m acima do nível do mar. Os solos são de origem Basáltica, que formam um verdadeiro mosaico de mesoclimas, sendo assim, a região tem tudo necessário para um excelente cultivo: bom solo, mesoclimas variados, paisagens e condições particulares, além de tecnologia de ponta e assessoria de winemakers renomados que são contratados como consultores para garantir vinhos brasileiros com trabalho de gente grande! Não é à toa que vamos ganhando notoriedade internacional. Ainda duvida?


Então vamos para o vinho?

Aurora Varietal Merlot safra 2014
Produtor: Vinícola Aurora
País/ Região: Brasil - Bento Gonçalves

Análise organoléptica:
Cor: vermelho rubi brilhante
Aromas: frutas vermelhas maduras lembrando cerejas  
Boca: frutado, taninos macios, bom equilíbrio e persistência
Obs: delicioso e de valor super acessível (apenas R$ 21,90). A versatilidade da casta Merlot é tamanha que harmoniza com uma boa variedade de sabores de pizza. Com a minha fatia de pizza Marguerita ficou show! 

Até o próximo post!
Vanda Meneguci.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alejandro Vigil: o "El Enemigo" que o mundo quer ter sempre por perto.

Uma volta aos anos 90 ? Mappin e Liebfraumilch, o "garrafa azul"

Juan Guerreiro Fonseca, proprietário do Cava D´Oro Bar e Restaurante e sua coleção de garrafas de bebidas raras