Coxinha de frango frito empanada e Lumà Grillo

Vinhedos da Cantina Cellaro, Sicília. Utiliza recursos de
energia renováveis, como a eólica.
Sabadão em casa, almoço in famiglia, e um baita calorão. Coxinha de frango frito para mim é uma delícia, é um prato que eu adoro desde criança, e cá pra noís? é democrático, delicioso para petiscar num boteco e delicioso petiscar com as minhas sobrinhas que as devoraram, mas claro que enquanto elas bebiam refrigerante, eu estava pensando em harmoniza-las com vinho branco, com uma casta lá da Sicilia, a Grillo, uma uva autóctone não muito conhecida aqui no Brasil, pois infelizmente não há muita variedade disponível no mercado, mas tem um produtor...hum...que eu garanto a qualidade: Cantina Cellaro! A Cantina Cellaro está situada em Sambuca di Sicília, na comuna de Agrigento e faz parte do grande grupo Farnese, que entre outras detém os produtores Caldora, Vigneti Del Vulture, Vigneti Zabù, Vesevo, Vigneti Del Salento e  Fantini Farnese
Vale dos Templos, Agrigento.

Degustei o Lumà Grillo  há mais de um ano em um evento realizado aqui em São Paulo ministrado pela grande enóloga italiana Barbara Tamburini; não me esqueci deste vinho, vinho tem memória e os que nos causam boa impressão ficam registrados, assim como o perfume. A Grillo é perfumada, tem tipicidade. Tem flores, frutas tropicais e brancas de caroço, toque de limãozinho siciliano, é claro. É leve, saboroso, e um ótimo acompanhante para o verão. E porque não para o frango frito?


 



Vamos lá para o Lumà Grillo, analisar com ele se saiu neste teste de harmonização?

O vinho: Lumà Grillo 2012
Produtor: Cantina Cellaro
Casta: 100% Grillo
Análise organoléptica:
Cor/Visual: amarelo palha com reflexos verdeais bastante sutis.
Aromas: frutas brancas, maçã verde, frutas tropicais, (alguma sugestão para abacaxi) um toque também sutil de limão e floral bastante evidente.
Boca: fresco, frutado, persistente em boca e de boa acidez.
Na harmonização com Coxinha de frango frito empanada: Na harmonização com vinho, a sensação foi bastante equilibrada e por mais que  o prato se tratara de uma fritura, não sobrepôs o sabor delicado de flores e frutas deste gustoso vino, deixando um delicioso frescor em boca. O vinho estava bem geladinho. Aprovado!



Onde comprar o Lumà Grillo 2012?
Metapunto: http://metapunto.com.br/

Até o próximo post!

Vanda Meneguci.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alejandro Vigil: o "El Enemigo" que o mundo quer ter sempre por perto.

Uma volta aos anos 90 ? Mappin e Liebfraumilch, o "garrafa azul"

Juan Guerreiro Fonseca, proprietário do Cava D´Oro Bar e Restaurante e sua coleção de garrafas de bebidas raras