Dos Estacas Torrontés demonstra a fantástica tipicidade de uma casta salteña por excelência

Você já experimentou algum dia um vinho da casta Torrontés? Se não, sugiro que não demore muito. Assim como a Malbec é a casta emblemática da Argentina, tão expressiva na região de Mendoza, Torrontés é a branca majestosa de Cafayete, sendo ela imperatriz ao noroeste deste país.

Feliz, feliz fiquei em degustar um vinho delicioso, tão fascinate, que ao abrir a tampa screwcap os aromas "saltaram" literalmente da garrafa. Será este o segredo de Salta?  Dos Estacas Torrontés é o seu nome, cujo o exemplar demostra a fantástica tipicidade de uma casta salteña por excelência!

A origem da Torrontés  é um tanto controversa. Alguns a alegam originária da Espanha, da região da Galícia, outros a atribuem -segundo dados da Wines of Argentina- ser ela proveniente de um cruzamento genético de duas variedades incorporadas no país durante o longo período colonial, entre a Uva Preta com a Moscatel de Alexandria. Pois bem, a sua história por fim, é bastante parecida com a Carménère no Chile, tendo sua identificação através de um processo complexo e acidentado, convivendo, assim, misturada com outras cepas sem que os viticultores notassem nela uma vinha diferente.

Antes de falar mais sobre o vinho, quero falar também da região. Salta encontra-se ao noroeste da Argentina, em um vale seco e de altitude que chega a 1.600 metros. De clima bastante ensolarado, chega a ter uma média de 300 dias de sol por ano. Ainda que suas temperaturas sejam bastante elevadas durante o dia, são baixas durante a noite, favorecendo assim à produção de uvas sãs. Outras uvas ali também são cultivadas com grande excelência, como é o caso das tintas Cabernet Sauvignon, Malbec e Syrah. 

Podemos ainda encontrar três variantes desta casta, são elas: Mendocina, Riojana e Sanjuanita, sendo a riojana a mais comum e que comumente produz os vinhos de exportação que nós tanto amamos!

Bom, agora que já falamos sobre a região de Salta e sobre a casta Torrontés, vamos falar do que sempre mais nos interessa.

Vamos então para o vinho?

Dos Estacas Torrontés safra 2014

Características organolépticas:

Cor: amarelo palha com reflexos esverdeais muito brilhantes
Aromas: muito aromático, com aromas muito evidentes de rosas, frutas brancas como pêssego e citrinos.
Boca: deliciosamente frutado, nos remete a uma salada de frutas, com muito frescor, estrutura e leveza.
Obs: é um vinho para comprar de 2 garrafas. Apaixonante, com uma relação de custo-benefício excepcional. As uvas são provenientes da região de Salta, mais quem o vinifica é a famosa e respeitada Bodega Toneles (Mendoza-Argentina)
Harmonização: as famosas empanadas salteñas farão você sonhar. Experimente com os recheios mais variados: frango, presunto e queijo, queijo e até mesmo harmonizadas com a de carne!
Dicas finais: os vinhos Torrentés carregam consigo toda expressão de frescor dos aromas primários de flores e frutas. Ao comprar um vinho Torrontés procure sempre por safras jovens, com no máximo 2 anos.
Preço médio: R$ 40,00

Quer saber onde encontrar este delicioso vinho?
Lohmann Artigos Finos (importador exclusivo no Brasil)
lohmann.artigosfinos@gmail.com
facebook.com/marcelo.lohmann.5

Até o próximo post!
Vanda Meneguci

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alejandro Vigil: o "El Enemigo" que o mundo quer ter sempre por perto.

Uma volta aos anos 90 ? Mappin e Liebfraumilch, o "garrafa azul"

Juan Guerreiro Fonseca, proprietário do Cava D´Oro Bar e Restaurante e sua coleção de garrafas de bebidas raras