Para acompanhar o churrasco em um dia quente aposte em um vinho espumante

Tem coisa melhor que churrasco com amigos? Pode até existir, mais este estará, ali, sempre em uma das primeiras atividades felizes de participação e convívio social. Na verdade nem sabemos se a carne é mesmo a protagonista na história, porque o bom mesmo é a reunião e as boas risadas, onde a cerveja bem gelada comumente"rola" à solta, uma latinha atrás da outra, afinal de contas churrasco e cerveja são clássicos culturais - nacionais, mas se pensarmos em comida e bebida que se harmonizam e se completam,  a tão aclamada loirinha estaria pra lá de desarmônica aqui. Pensar também em um vinho Malbec ou Cabernet Sauvignon para acompanhar um churrasco em um sábado de sol de 40º graus a sombra, por mais que esta tenha tudo a ver, seria tarefa apenas para bravos guerreiros. O grau alcoólico mais elevado assim como a estrutura natural e mais encorpada destes dois tipos de vinhos tintos fariam um ser humano derreter também na mesma sombra. Quer saber então qual é a melhor opção? Para acompanhar o churrasco em um dia quente aposte em um vinho espumante.

Delicioso, refrescante, vibrante, com ótima acidez ele vai te surpreender em companhia do apreciado churrasco. A acidez natural dos vinhos borbulhantes prepara as papilas gustativas para receber aquela picanha gostosa e gordurosa, proporcionando um frescor sem amargor, e é essa a sensação (de amargor) que a loira gelada infelizmente oferece a qual nem percebemos porque dificilmente analisamos. O clássico churrasco e cerveja é cultural e ponto final.

A minha sugestão é por um  bom espumante Brut nacional. Sempre vou para esta harmonização - churrasco e vinho espumante Brut. É aposta ganha na certa, vai surpreender positivamente seus amigos que ficarão apaixonados e loucos por mais uma tacinha fresquinha, que desce macia.

E olha só qual foi o meu vinho escolhido para o churrasco na casa dos meus amigos: Santa Augusta Brut



Santa Augusta Brut

Vamos então para o vinho?

Produtor: Vinicola Santa Augusta
Pais: Brasil
Região: Videira / Santa Catarina SC

Análise organoléptica:
Cor: amarelo palha de média intensidade, límpido, brilhante com borbulhas médias e persistentes
Aromas: um sabor muito presente de abacaxi e de frutas brancas pomóideas (maça e  pera)
Boca: boa acidez, retrogosto frutado, média persistência e muito frescor
Na harmonização com a picanha deliciosa e com linguicinha na brasa, preparada pelo meu amigo, foi mesmo de arrasar.

Que belo churrasco!

Até o próximo post!
Vanda Meneguci


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alejandro Vigil: o "El Enemigo" que o mundo quer ter sempre por perto.

Uma volta aos anos 90 ? Mappin e Liebfraumilch, o "garrafa azul"

Juan Guerreiro Fonseca, proprietário do Cava D´Oro Bar e Restaurante e sua coleção de garrafas de bebidas raras