Pizza de queijo e vinho Tempranillo hum hum...

Segunda-feira fria e chuvosa e bye bye feriado prolongado. Sem vontade em se aventurar na cozinha, mais com muita disposição em beber um vinho e comer algo gostoso (dias frios pedem comida) e a massa é sempre a minha primeira alternativa. Decidida por uma pizza de queijo que estava à espera no freezer da geladeira, bastava escolher pelo rótulo. Fui à minha humilde adeguinha e puxei um espanhol, daí eu pensei: pizza de queijo e vinho Tempranillo hum hum...e aí abri o Covinas Monte Mayor Tempranillo 2012 o qual eu havia comprado no ano passado no Encontro de Vinhos realizado no Hotel San Raphael aqui em São Paulo. Eu o degustei no evento e adorei, o custo-benefício era muito bom! Lembrei-me disso e não tive dúvidas em abri-lo hoje mesmo! A pizza de queijo, já descongelada, seguiu para o forno pré-aquecido saindo de lá crocante, bem porcionada de queijo e douradinha.

Sobre o produtor e o vinho

Covinas Monte Mayor Tempranillo 2012 é um vinho simples, porém muito honestinho, bem vinificado. É da D.O Utiel Requena - Espanha (a mesma do famoso Toro Loco) e faz parte da província de Valencia. A Bobal é nativa nessas terras, mas a casta Tempranillo tem também ali grande prestígio. O produtor faz parte de uma cooperativa de 12 produtores que formam o Grupo Covinãs, o qual cultiva mais de 10.000 hectares de vinhas onde 40% deste total estão situados na Denominação de Origem Utiel Requena. Com uma altitude entre 600 a 900 metros acima do nível do mar, a região está localizada em um belíssimo vale banhado pelo rio Magro, onde os vinhedos encontram perfeita harmonia com os solos de arenito, calcário e argila com uma pluviometria média de 430 mm por ano.
A influência moderada do Mar Mediterrâneo e do clima Continental, impulsionam o clima a uma boa amplitude térmica onde predominam dias ensolarados e noites frescas (brisa mediterrânea) contribuindo para uma maturação lenta proporcionando assim uma boa concentração de aromas e polifenóis nas uvas.

Voltemos ao vinho. Tem cor vermelho rubi de média intensidade e brilhante. No nariz revela notas de frutas vermelhas com destaque a cereja vermelha e framboesa. Sem grandes complexidades, revela no paladar as mesmas notas encontradas no nariz. Tem boa acidez a qual lhe atribui um bom frescor, corpo médio e persistência média em boca. O rótulo também é um charme à parte!



A harmonização com pizza de queijo

A harmonização com a minha pizza de queijo ficou deliciosa. Por ser um vinho de médio corpo, ainda jovem e com boa acidez presente, o queijo mozzarella foi mesmo o par perfeito para o meu final de feriado frio, assistindo TV, escrevendo no blog!



Até o próximo post!
Vanda Meneguci


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alejandro Vigil: o "El Enemigo" que o mundo quer ter sempre por perto.

Uma volta aos anos 90 ? Mappin e Liebfraumilch, o "garrafa azul"

Juan Guerreiro Fonseca, proprietário do Cava D´Oro Bar e Restaurante e sua coleção de garrafas de bebidas raras