sábado, 25 de maio de 2013

Decantei um Amarone Farina Classico DOC Della Valpolicella 2009.


Noite de sexta-feira fria em São Paulo, propícia para um bom vinho com excelentes companhias. Nada melhor do que a família para participar de uma prova de vinhos com um vinho que também é tão clássico e sagrado como a família da gente.

Um Amarone Clássico DOC Della Valpolicella da Farina Safra 2009. Para degustar um vinho especial e de grande estrutura, uma pecado seria não decanta-lo, para poder assim sentir seus aromas clássicos das cerejas azedas e ameixas, marca registrada para este estilo. O vinho Amarone é um vinho feito de uvas semi desidratadas as quais passam por secagem em estantes à temperatura natural por um mínimo de 3 meses. Essas são normas seriamente estabelecidas para todo e qualquer produtor. 
Vamos lá para a nossa prova de vinhos. Os meus convidados não estavam lá com muita paciência para  esperar o vinho decantar, o que demoraria uns 40 minutos em um decanter de vidro normal, para que em contato com o ar (oxigênio) o mesmo pudesse revelar todo o seu potencial aromático, sendo assim, utilizamos um decanter que faz a decantação automática diretamente na taça.
Antes de decantar a primeira taça, fizemos o comparativo dos aromas inserindo em uma taça um pouco de vinho não decantado. Ao comparar a taça não decantada com as demais, os aromas  apareceram  instantaneamente.
Um excelente Amarone. Aromas etéreos, de cerejas escuras, picante, de grande estrutura, encheu a boca. Taninos expressivos, porém muito elegantes. Um vinho bastante aveludado.

A safra em si não traz premiações importantes, o que não desqualificara de forma alguma a safra 2009. Em safras anteriores ganhara premiações como Duemilavini, Mundus Vini Germania , Whine Enthusiast.
Perfeito para pesticar com queijos envelhecidos, carnes de caça, risotto com pancetta e sálvia. Por fim a família amou este vinho!
No Brasil, não sei ao certo se existe hoje algum importador exclusivo.
Comprara na Itália por 18 Euros no mês passado. Um custo muito barato, já que o custo médio de um Amarone aqui no Brasil é de R$ 180,00.

Boa Noite !
Vanda Meneguci.